g2h

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Criação de jacaré preservar

Criação de jacaré você já pensou em criar jacaré,já algum tempo depois da regulamentação isso já é possível.


A regulamentação da atividade ajuda a preservar a espécie

O jacaré do Pantanal foi, durante décadas, alvo de caçadores ilegais. O aproveitamento dos animais era feito pela caça clandestina, criminosa e descontrolada, que, associada à destruição de hábitats, provocava a perda desses recursos naturais.

Para inibir esse crime, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) legalizou a criação e o abate do animal, regulamentando a atividade pela Portaria nº 126, de 13 de fevereiro de 1990. Entre outras exigências, a legislação obriga que 10% do total de ovos coletados, após eclosão, sejam devolvidos à natureza.

Isso estimulou 22 fazendeiros da região de Cáceres (MT) a se unir e criar, em 1991, a Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan). Atualmente, há cinco cooperativas no Mato Grosso.

A iniciativa desses grupos favoreceu a sustentabilidade ambiental e tornou-se opção de renda extra para os criadores da região pantaneira, além de favorecer a implantação de arranjos produtivos locais, a geração de empregos, a redução do preço final do produto, e a fixação da população local na região.

Parceria
Para conquistar o mercado, os cooperados contam com o apoio do Sebrae. As principais ações do Sebrae em Poconé e Cáceres são a capacitação por meio de cursos sobre coleta e transporte de ovos, manejo de animais, abate, cortes, aproveitamento do couro etc.

Entre as atividades apoiadas pelo Sebrae-MT, destaca-se a realização do levantamento populacional dos ovos, o que determina as cotas de coleta. O fazendeiro criador só é autorizado pelo Ibama a coletar um ninho a cada 30 hectares. Outra contribuição é o estímulo à formulação de políticas públicas que impulsionem o setor.

Essa iniciativa do Sebrae estimulou que a prefeitura de Poconé cedesse uma área para instalação de um novo criatório e investisse R$ 4 milhões no empreendimento.

O Sebrae-MT também promove e estimula a participação de criadores em feiras e rodadas de negócio, bem como ajuda na identificação de parceiros, especialmente na indústria de artefatos de couro. Incentiva ainda a degustação de pratos especiais em eventos, como no Salão de Gastronomia da Festa Internacional.

Couro
Os criatórios do Pantanal mantêm 250 mil animais em cativeiro e, desse total, cerca de 50 mil são abatidos por ano. Do couro dos jacarés, 80% são destinados à exportação,


Criação de jacarés no Pantanal
Consulte o Sebrae Agronegócios
http://www.sebrae.com.br/setor/carne/o-setor/animais

Informações adicionais sobre este projeto poderão ser obtidas com o Sebrae em Mato Grosso, pelo telefone (65) 3648-1262.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Jo3-Prestação de serviço

DIVERSÃO JOGO DA FORCA,Basta escolher a letra e acertar palavra.
___________________________________________ ___________________________________________ JOGO DA VELHA JOGO DA VELHA SIMPLES, QUE TAL DAR UMA PARADINHA E TESTAR SEUS REFLEXOS.BASTA CLICAR NOS QUADRADOS E BOA SORTE.

___________________________________________
  • DESCONTRAINDO O DIA AGITADO. Perguntas e Respostas interativo. clique pergunta em seguida resposta.

    jo3
  • Google+ Followers

    Google+ Badge